CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DO CASAMENTO ANGLICANO
Compartilhe
Quando chega a hora de escolher quem irá realizar a celebração do casamento sempre surgem diversas dúvidas, principalmente a respeito do casamento anglicano e das características que diferem o casamento celebrado pelo celebrante do casamento tradicional.
Uma das diferenças é que o celebrante anglicano está sempre aberto a realizar a cerimônia em diferentes tipos de locais e ambientes, como em uma praia, por exemplo, possibilitando que o casal opte por uma cerimônia mais descontraída e informal, ao invés de uma cerimônia tradicional.
Dessa forma, também é possível que o casal realize tanto a recepção, quanto a celebração do casamento no mesmo ambiente, acabando com a necessidade de o casal planejar e decorar diferentes ambientes e evitando o deslocamento dos convidados.
Outra diferença é que o padre anglicano pode celebrar o casamento de pessoas divorciadas e oferecer, caso seja o desejo do casal, o acesso a Comunhão Eucarística durante a realização da cerimônia.
O celebrante pode também efetuar a celebração de casamentos ecumênicos, isto é, de pessoas de religiões diferentes, sem a necessidade de o noivo ou a noiva precisar mudar de religião.
No casamento realizado pelo celebrante anglicano, o padre efetua casamentos religiosos com efeito civil, assumindo também a posição de juiz de paz, ou seja, o casamento além de ser reconhecido religiosamente, também irá ter implicações na esfera jurídica.
Além disso, o casamento anglicano é reconhecido em todas as igrejas cristãs, incluindo a igreja romana, Evangélica e Ortodoxa, quando realizado sem impedimentos dirimentes.
Texto por: Reverendo Padre Juliano Bernardino de Godoy.
Correção: [email protected]